11 de mar de 2011

Dirigindo na Irlanda

 Oi meus amores!
 Hoje vou postar uma coisa bem interessante pra vocês.  O assunto é "dirigir na Irlanda".
 Aqui tu pode dirigir com a carteira de motorista do Brasil, normal. Uns dizem que ela é válida aqui nos primeiros 6 meses, outros dizem que é válida por 1 ano. Tem quem diga que tu tem que ter no mínimo 3 anos de carteira para dirigir. Mentira, pois eu tenho 2 e estou dirigindo. :)
 Quando eu vim para Irlanda, deixei duas procurações para o meu pai. Uma procuração ampla, onde ele pode assinar tudo no meu nome, e uma procuração específica para o Detran. Porque como eu trabalhei no Tabelionato, a gente acaba conhecendo bem, quão chato o Detran é, então já sou vacinada à respeito disso e deixei uma bem bonitinha pra eles não terem como incomodar. (Caso vocês precisem fazer procurações aí vai a indicação 12º Tabelionato de Notas de Porto Alegre.)
 Continuando, meu pai solicitou a minha carteira de motorista internacional. Porque nessa minha nova família, onde eu estou trabalhando de au pair (babá), eles precisam de alguém que dirija. E aqui na Irlanda o seguro dos carros é um pouco diferente. Eles não pagam o seguro por carro, e sim por quantas pessoas dirigem esse carro. Ou seja, eles tiveram que me incluir no seguro. E pra isso eu precisava da carteira internacional, ou fazer a carteira de motorista aqui na Irlanda, o que não é difícil, nem caro. Mas ia demorar um pouco, e como eles precisavam que eu começasse a dirigir em questão de duas semanas, a coisa tinha que ser mais rápida.
 Tirei foto da minha carteira para vocês verem como é. Por favor, não reparem na foto, pareço a Mortícia da Familia Adams. Credo.
 Aconselho muito as meninas que vão procurar emprego de au pair fazerem a carteira de motorista. Porque muitas famílias exigem.



Ticket do estacionamento.
 Agora vocês devem estar se perguntando "Mas não é tudo no lado contrário?". SIIM!!! É terrível, até hoje eu olho sempre para os dois lados antes de atravessar a rua. 
 A marcha é do lado esquerdo, tu tem que andar no lado esquerdo e ultrapassar os carros pelo lado direito. Muito estranho, mas eu já peguei a mãnha (sente o poder da guria). haha
 Tenho que levar e buscar as meninas todos os dias no colégio, de noite quando eu vou pra escola deixo o carro na estação de trem (onde tenho que pagar 2 euros por dia pra deixar o carro), quando volto da escola, chego pelas 23:30 só pego o carro e venho embora. Sim, isso mesmo que vocês estão pensando. A minha chefe deixa o carro comigo a semana inteira (esses irlandeses confiam muito nas pessoas, é impressionante).
 Fiz um vídeo pra mostrar um pouquinho o caminho que eu faço pra pegar a Elly (mais nova) na creche. 
 Obs: Pai, eu acelerei o vídeo pra não ficar muito cansativo, não te preocupa que eu não ando tão rápido como vai parecer. hehehehe


Espero que tenham gostado! Mil beijos com saudades pra todos...

11 comentários:

  1. q locura...muito bom...
    e a musica foi sensacional
    hehehehehehe
    foi o melhor d todos
    gostei muito
    bj

    ResponderExcluir
  2. O melhor foi a música estilo 007 heein gemia
    HAUIHIUAHAIUHAUI

    dale dale heeeeeeein
    ate motora internacional viro, que chiqueee!

    SAUDADEEEEEEES!

    bru

    ResponderExcluir
  3. tá melhorando sobre os vídeos ein ;]
    quero andar de carro contigo na mão inglesaaaa
    que medoooo!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. hahaha Muito bom irmã. adorei! Saudades, beeijos

    ResponderExcluir
  5. lya, a familia adodrou o video disse ela "que corragem não consigo dirigir nem no brasil" e eu disss a guria é fu.... shashashashahsa

    ResponderExcluir
  6. Que tudooo,essa é a minha linda e maravilhosa filha que dirige pela Irlanda.

    ResponderExcluir
  7. hahahaha. Gostaram então pessoal?? Pois é... Ti méti comigo, não é brinquedo não!!!!

    ResponderExcluir
  8. muito legal o vídeo
    Laíza arrasando no volante
    bjo

    ResponderExcluir
  9. oi laiza, eu tirei minha provisória agora aqui no Brasil, e quero saber se mesmo assim posso tirar a carteira internacional. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Oi Laíza! Gostaria de tirar umas dúvidas com vc. Estou procurando trabalho de au apair e vejo realmente que a maioria das famílias quer licença para dirigir e estou pensando em arriscar! Quanto tempo levou para fazer essa carteira internacional? Quais documentos foram necessários? Vc solicitou direto no Detran da sua cidade ou pela internet?
    Thanks!
    Veronica

    ResponderExcluir
  11. Oi Verônica, foi super rápido conseguir a carteira internacional, demorou em torno de uma semana, e depois mais alguns dias para chegar em Dublin, mas eu fiz da seguinte forma. Antes de viajar, deixei uma procuração de plenos poderes e outra específica para o Detran em nome do meu pai (como eu tinha carro aqui no Brasil, poderia dar algum problema, por isso deixei tudo pronto para que ele pudesse resolver). Dessa forma ele mesmo solicitou a carteira internacional e depois me enviou. Ele tirou no Detran da nossa cidade mesmo, acredito que qualquer Detran faça isso. Tu estás morando onde? A família em que eu trabalhava está precisando de au pair. Me adiciona no facebook para conversarmos, de repente te indico para eles.

    ResponderExcluir