22 de mar de 2011

St Patrick's Day

 Oi meus queridos. Hoje venho falar de uma das datas mais importantes e festejadas aqui na Irlanda. O St Patrick's Day (Dia do São Patrício) que é comemorado no dia 17 de março.
 Todos se vestem de verde, decorações de trevos (shamrocks) e contam histórias sobre duendes (1eprechauns) e potes de ouro.
 Ok, acho que isso todos já sabem. Mas quem foi esse tal Saint Patrick ou São Patricio?
 Só pra começar, ele não acreditava em sorte e nem era Irlandês. Ele viveu no Reino Unido e acreditava que Deus, não a sorte, decide o que acontece. Ele gostava de trevos (shamrocks), mas não porque lembrava a Irlanda, e sim porque ele acreditava que o trevo de três folhas representava Deus, três pessoas mas um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo (Father, Son and Holy Spirit).
 O verdadeiro nome do St Patrick era Patricius Magonus Sucatus. Ele tinha 5 irmãs e 1 irmão. Os pais dele acreditavam muito em Deus, mas ele sempre foi uma criança que gostava de brincar e coisa e tal então não se interessava pela palavra de Deus.
 Aos 16 anos ele foi capturado por irlandeses e forçado a entrar em um dos navios. Desembarcou perto de Belfast, na Irlanda, e foi vendido como escravo para um cacique chamado Milchu. Ele acreditava que isso aconteceu porque ele não seguia Jesus. Romanos 6:23 "O salário do pecado é a morte." "The wages of sin is death". Então ele começou a prestar mais atenção em Deus.
 Ele fez amigos e juntos seguiam a palavra de Deus. Depois de 6 sofridos anos sendo escravo, St. Patrick escutou Deus lhe dizer que deveria voltar para sua cidade. Retornou, mas logo depois percebeu que tinha que continuar sua missão na Irlanda. Voltou para a linda Ilha como sacerdote. Pregou a palavra de Deus durante quase 30 anos, tornando muitos irlandeses cristãos.

 Viram que bonitinho? Adaptei da minha forma pra tentar explicar pra vocês o que esse dia significa. Espero que tenham entendido um pouco. É uma história muito interessante e não tem nada a ver com o que a maioria pensa.
 Dia 17 foi muito divertido. Todos caracterizados e tinha muitos turistas. Gente que não acabava mais. Dublin lotada! A "parade" (como é chamado o tal desfile que tem aqui) foi bem bonita, é semelhante ao carnaval (não do Rio de Janeiro, óbvio, mas parecido com o de Quintão por exemplo. haha). E como diz a minha amiga Nana "com mais classe porque não tem aquelas mulheres peladas". Isso quanto ao desfile, porque em relação às músicas, é completamente sem comparação.
 Fiz um vídeo pra vocês. Espero que gostem e que o youtube não deixe mudo. :)
 Beijos à todos.


Música do dia!
"The dog days are over"
Essa música vai sempre me lembrar a Irlanda...

8 comentários:

  1. Saint Patrick
    eu sabia q tinha q ter pelo menos um nessa locura d Irlanda q acreditava em Deus...
    hehehehehehe
    Muito legal vcs pareciam uns Irlandeses fora da casinha
    hheheheheheh

    ResponderExcluir
  2. hellooooooooo gêmia!

    to vendo um pouco de cultura nesse blog hhaha
    laíza até leu a história do Sr. Patrick pra vir contar pra gente :D

    eu achei a festa, o evento bem verde haiuhaiuhaiuhuai
    deveria tar uma muvuca ai nesse dia, fora o frio né!
    vi todo o vídeo (que demoro mto pra carregar, mais deu pra ver).
    eu curti os trevos que todas estavam no rosto, aquilo é pintura ou adesivo?
    bom é isso.

    see you!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Lya é cultura, pensei que era uma festa de bebedeira de muita ceva, mas pelo visto é quase uma festa religiosa bem legal

    ResponderExcluir
  4. aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhh
    amei o vídeooooooooooooo
    xDDDD

    ResponderExcluir
  5. denise, a festa é bebedeira, mas nós somos comportadas =]

    ResponderExcluir
  6. e la, amei a música! finalmente uma boa nesse blog xD

    ResponderExcluir
  7. hahahaha
    Nana, aos poucos eu vou melhorando, já disse! Mas não consegui fazer o vídeo como eu queria, paciência.
    Fófis, a gente nem bebe aqui tche, da onde tu tirou essa idéia?
    Pai, eu estou nessa loucura de Irlanda e acredito cada dia mais em Deus!
    E Bru, era tatuagem que a gente colocou no rosto, tipo aquelas que vem em salgadinho sabe? Que tu só coloca água e tal. hehehe
    E SIIM! LAÍZA TAMBÉM É CULTURA.
    ;)

    ResponderExcluir
  8. calma, calma, meninas, sei muito bem que são comportadas,mas sempre vejo fotos de pessoas com ceva na mão e ouvi no rádio aqui que varios barzinhos de porto alegre estavam com decoração verde pra comemorar igual na Irlanda dai associei a bebedeira ESPLICADO hihihih

    ResponderExcluir